segunda-feira, 9 de novembro de 2020

PESTE BUBÔNICA 1925

                Jardim sofreu na data indicada com a peste bubônica, e pedidos de preces e orações foram feitas pela população e pelos padres para que a peste acabasse. Tais registros se encontram no livro de Tombo I da Igreja de Jardim. Abaixo segue-se alguns trechos. "Pedido do Padre Manoel Alcântara ao Bispo Dom Quintino: 'Grassando há seis meses, nessa Paróquia, a peste bubônica de um modo assustador, e desejando fazer com os meus fregueses, preces públicas com ladainhas, cânticos, peço permissão a V. Exma. digne-se conceder a necessária faculdade para este fim. Outrossim, licença para quando cessar tal calamidade, consagrar solenemente a freguesia ao Sagrado Coração de Jesus'. Pedido do Padre Manoel Alcântara a Dom Quintino para celebrar no Cruzeiro do Século, em 06 de novembro de 1925: 'Tendo a população de Jardim, por causa da peste bubônica, que há um ano vem assolando essa terra, me pedindo para celebrar ao pé da cruz que o Padre Miguel Coelho, para comemorar a passagem do século, (...) peço a V. Ex. Revma. para satisfazer o desejo do povo em transe tão angustioso (...) permissão para num dia antes ou num dia depois de primeiro de janeiro, celebrar no topo da dita cruz, o santo sacrifício da missa." 

                A missa do Cruzeiro foi celebrada no dia 31 de dezembro de 1925, as seis horas da manhã, no lugar designado, contando com cerca de 3.000 pessoas.

 FONTE: HISTÓRIA ECLESIÁSTICA DE JARDIM, p. 6 e 7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PADROEIROS DE JARDIM: BOM JESUS & SANTO ANTÔNIO

  1871 - PRIMEIRA IMAGEM DE SANTO ANTONIO                   "A primeira imagem de Santo Antonio, padroeiro dessa paróquia, foi ofer...