domingo, 29 de novembro de 2020

LAMPIÃO RECEBEU O COMANDO DO BANDO NA DIVISA ENTRE JARDIM E SERRITA



O casal Napoleão Franco da Cruz Neves, da fazenda Carnaúba em São José do Belmonte, PE e Donana Neves do Jardim (Ana Pereira Neves, irmã do coronel Manoel Pereira Lins, o "Né da Carnaúba. Ao lado dela de terno escuro um dos vários Pereiras que se homiziaram em suas terras (segundo Dr. Napoleão estava se recuperando de ferimentos sofridos nas pelejas do Pajeú).

Atrás dele, Joaquim Pereira Neves, pai do Dr. e escritor Napoleão Tavares Neves.

Lampião recebeu o comando do bando de Sinhô Pereira, na fazenda Preá, pertencente ao Coronel Franco, e foi na fazenda Carnaúba, pertencente ao cunhado do Coronel Franco, que em 1926, Lampião recebera a carta do Do Floro Bartolomeu, com assinatura do padre Cícero Romão para ir até o Juazeiro do Norte e fazer parte dos Batalhões Patrióticos e lutar contra a Coluna Prestes.


A foto é de 1920.- Acervo: Leandro Cardoso Fernandes.

Postado por Kiko Monteiro às 12:53 


Fonte: Lampião aceso: Foto rarissima (lampiaoaceso.blogspot.com)


2 comentários:

  1. Infelizmente há um erro na foto. Quem está de terno escuro, ao lado de Donana é o meu bisavô Luiz Ayres de Alencar, que nesse tempo estava noivo de Constância, que foi sua segunda esposa. E não há "homiziados" na foto.
    At.te. Antonio Franco Neves Neto.

    ResponderExcluir
  2. Por Antônio Franco Neves Neto.
    Bisavó Donana.
    Donana (Ana Pereira Neves), matriarca da Família Neves em Jardim-Ce, esposa do coronel Napoleão Franco da Cruz Neves, do Sítio Belo Hirizonte, era originária da região do Pajeú pernambucano, onde seus tios Sebastião Pereira e Luiz Padre foram compelidos a entrar para o cangaço para vingar mortes de familiares. Por circunstância semelhante, Lampião entrou no cangaço, sob o comando dos Pereiras acima citados. Ele era também afilhado de um membro da Família Pereira. E quando os 2 Pereiras, a conselho do Padre Cícero, resolveram deixar o cangaço, a transmissão do comando do bando para Lampião ocorreu na Fazenda Preá, em Pernambuco, naquele tempo propriedade de Franco/Donana.
    Por esse motivo, Lampião tinha muito respeito pelo casal e nunca os ofendeu, nem predou as suas propriedades.

    ResponderExcluir

PADROEIROS DE JARDIM: BOM JESUS & SANTO ANTÔNIO

  1871 - PRIMEIRA IMAGEM DE SANTO ANTONIO                   "A primeira imagem de Santo Antonio, padroeiro dessa paróquia, foi ofer...