segunda-feira, 9 de novembro de 2020

MISSA DE BENÇÃO DA ESTÁTUA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS 1949

              



 

                Em 1949, aconteceu a missa de inauguração da estátua de Nossa Senhora das Graças. "A pedra fundamental do monumento a Nossa Senhora das Graças foi lançada a 10 de outubro de 1948, às 18 horas, pelo pai do artista, Cirilo Leite Bringel, na presença do Vigário, Padre Manoel Francisco de Alcântara, das autoridades ( Prefeito Joaquim Pereira Neves) e do povo. Segundo relatos dos mais idosos, como Luis Ferreira Gorgônio, ele teria feito uma promessa a Nossa Senhora das Graças e, alcançado o pedido, modelou a santa em cimento cru, fincada em frente à Igreja Matriz" 

(Gilmar de Carvalho. Rangel escultor: o artista que veio de Jardim) 

                  Cinquenta anos depois da inauguração, as autoridades trouxeram Sérvulo Esmeraldo para comandar o restauro do monumento. Por coincidência, Sérvulo havia conhecido José Rangel em 1948, e  estava presente na cerimônia de inauguração da estátua em 1949.

                No livro de Tombo III, da paróquia de Jardim, na página 117, encontramos o seguinte relato: "A matriz primitiva era no local onde é hoje a Praça Nossa Senhora das Graças. Em 1949, quando foram aplainados o terreno para construção da praça, acharam-lhe as ossadas, então transportadas e sepultadas no Cemitério São Miguel em vala comum."

                Também no dia da inauguração da estátua, um avião pousou em Jardim. O pouso se deu em um terreno aberto onde hoje se encontra o Hospital e Maternidade Santo Antonio e a casa de Dr. Napoleão. A população correu para o local, impressionada com o avião. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PADROEIROS DE JARDIM: BOM JESUS & SANTO ANTÔNIO

  1871 - PRIMEIRA IMAGEM DE SANTO ANTONIO                   "A primeira imagem de Santo Antonio, padroeiro dessa paróquia, foi ofer...